RC ELVAS – 31 x ER Galiza – 19

No passado sábado, dia 25, no Estádio Municipal de Atletismo realizou-se mais uma jornada do campeonato nacional de seniores CN3. Jogo entre as duas únicas equipas invitas na competição e que já se previa de grande igualdade.

Com as bancadas novamente bem compostas, a equipa local entrou muito forte no jogo e instalou-se logo nos primeiros minutos na área de 22m adversária, atacando com muita intensidade a linha defensiva, criando muitas dificuldades à ERG e acabando mesmo por conseguir marcar o 1º ensaio do jogo, depois de várias fases de jogo variado tanto da linha avançada como dos três quartos, cabendo ao 2º centro local finalizar a jogada.

Com uma vantagem de 7 pontos depois da respetiva transformação, coube à ERG reagir e lançar rápidas jogadas, conseguindo empatar a 7-7 através das suas linhas atrasadas.

O jogo disputava-se com grande intensidade, e o RCE através de uma penalidade adiantou-se novamente 10-7.

Nesta fase do jogo, os jogadores elvenses pressionavam alto, e com boas placagens mantinham o adversário longe da área de validação. Foi numa dessas jogadas de grande pressão que o 1º centro elvense intercetou uma bola e fez o 2º ensaio local, que colocou o resultado em 17-7.

O jogo estava muito equilibrado e foi a ERG a conseguir novo ensaio, e que deixou o resultado em 17-14 ao intervalo.

Na 2ª parte entrou melhor a ERG, e nesta fase do jogo os jogadores locais cometeram alguns erros, que impediam o RCE de ter mais posse de bola. Assim, a ERG a marcar novo ensaio colocando o resultado em 17-19 dando a reviravolta no marcador.

No entanto, e com o apoio do público, os jogadores elvenses demonstraram grande maturidade, realizando 20m de grande inteligência tática fazendo neste período um parcial de 14-0.

Primeiro numa boa jogada das linhas atrasadas, finalizada pelo arriére local obtendo um ensaio de belo efeito e colocando o resultado em 22-19. Na conversão do mesmo, de angulo muito apertado, a bola caprichosamente embateu num dos postes e não entrou.

Nesta fase do jogo, a equipa local sentia-se mais cómoda dentro de campo, e soube aproveitar os erros adversários para ir capitalizando pontos e através de 3 penalidades colocar o resultado final em 31-19.

Vitória difícil do RCE, mas perfeitamente justa, que na fase decisiva do jogo demonstrou maior maturidade tendo cometido menos erros e aproveitando os do adversário.

No próximo sábado pelas 15h o RCE recebe o CRAV, líder do CN2 na 3ª eliminatória da taça de Portugal.

Jogo bastante difícil contra o líder da antiga 1ª divisão, e que servirá para a equipa elvense testar as suas capacidades contra uma equipa de uma divisão superior.

Espera-se grande apoio dos nossos adeptos e que todos juntos possamos fazer a festa da taça.


RC ELVAS – 67  x ER Galiza – 20

No mesmo dia, a equipa de sub 16 obteve a 1ª vitória na competição contra a ERG.

Vitória fácil da jovem equipa elvense, e que esperemos sirva de ânimo para o resto do campeonato, que não será fácil para uma equipa em que muitos dos jogadores apenas têm poucos meses na modalidade.

No entanto, já se viram boas jogadas, o que demonstra uma evolução no jogo da equipa e onde os ensaios obtidos iam dando maior confiança à equipa.

A equipa entrou bem no jogo e rapidamente se adiantou através de um ensaio das linhas atrasadas.

A superioridade elvense foi evidente, como demonstra o resultado final de 67-20.

Na próxima sexta feira os sub 16 recebem o colégio de St. Julians de Lisboa, pelas 13h, enquanto que os sub 18 jogam com o Caldas, no mesmo dia, pelas 14.30h.

Nuno Carvalho